Neste mundo digital... e se a gente pudesse olhar para a própria vida de forma analógica?
Vivemos numa época que nos empurra para uma leitura digital da existência. Passamos a ter um olhar digital que a gente nem percebe que tem. Mas, do que exatamente estou falando? Bom, penso que dessa nova ótica do mundo digital a gente acaba enxergando a vida em blocos separados, estanques, como frames de um filme que a gente congela e julga um por um.
Deixa-me explicar melhor. O que estou chamando de ‘olhar digital’ funciona mais ou menos assim: ou deu certo, ou deu errado. Ou sou produtiva, ou sou preguiçosa. Ou estou feliz, ou estou triste. Não existe meio-termo, não existe "estou feliz e cansada ao mesmo tempo". Tudo é binário!
A vida é meio que segmentada. Trabalho é uma coisa, vida pessoal é outra. O que acontece numa área não deveria "vazar" para a outra, como se a gente pudesse desligar uma chave e ligar outra. Bem on – off.
Parece com esses trabalhos onde o fundamental é “bater metas”. Só os marcos importam! O que vale é o resultado. A formatura, a promoção, a viagem dos sonhos. O caminho entre um marco e outro é tratado como tempo perdido, como se fosse só um loading. E daí, cada momento vira uma avaliação. "Hoje não fiz nada de útil" — como se um dia inteiro pudesse ser resumido a uma nota.
Esse olhar digital nos dá uma falsa sensação de controle. A gente categoriza, rotula, mede. Vai dando ‘check’ em uma lista enorme de coisas que fazemos. Ao final, estamos exaustos! Por que? Simples: a vida real não cabe nesses quadradinhos.

O que seria, afinal, um olhar analógico?
Olhar para a própria vida de forma analógica é trocar o relógio digital de números saltados por um relógio de ponteiros — onde o movimento é contínuo, onde não dá para dizer exatamente onde termina um segundo e começa o outro.
É entender que a vida é um fluxo, não uma sequência de fotos. As experiências não estão em gavetas separadas. O que acontece no trabalho ecoa em casa. Uma mágoa de infância pode aparecer numa reação hoje. Você não é uma pessoa diferente em cada contexto — você é a mesma, inteira, em todos eles.
O meio-termo existe, e ele é legítimo. Você pode estar bem e triste ao mesmo tempo. Pode amar seu trabalho e estar de saco cheio dele. Pode estar em processo, em transição, em construção — sem precisar se classificar como "pronto" ou "quebrado".
Eu diria que num olhar analógico, o percurso importa. O processo é tão valioso quanto o destino. Os dias comuns, os pequenos insights, as repetições, os erros que ensinaram algo. Não é só a chegada que conta — é o movimento inteiro! As coisas se conectam. Um olhar analógico percebe fios invisíveis entre eventos. Pergunta "que padrão se repete aqui?" em vez de "por que isso aconteceu hoje?". Busca sentido no emaranhado, não na linha reta. Capisce?
O que a gente ganha ao desligar o modo digital
Quando comecei a praticar esse olhar — e confesso que é um exercício diário — percebi algumas mudanças:
Menos autocobrança. Se a vida não é binária, eu não preciso me classificar o tempo todo. Posso simplesmente estar sendo, sem precisar dar nota pra isso.
Mais compaixão comigo mesma. Quando entendo que sou um processo contínuo, fica mais fácil aceitar que dias ruins não me definem. Eles são parte do movimento, não o retrato final.
Conexões mais profundas, com os outros e comigo. Porque quando eu paro de categorizar as pessoas (e a mim), começo a enxergá-las de verdade — na complexidade, nas contradições, na beleza do que não se encaixa.
Menos ansiedade. O olhar digital nos apressa: "já deveria ter resolvido isso", "preciso de uma resposta agora". O analógico nos lembra que algumas coisas levam tempo, que amadurecer é um processo lento e que tá tudo bem não ter todas as respostas hoje.
E aí, como começar?
Não tem receita. Mas tem um começo possível: na próxima vez que você se pegar se julgando com um "ou isso ou aquilo", tenta substituir por um "e". Em vez de "estou bem ou estou mal", tenta "estou bem e cansada". Em vez de "isso deu certo ou errado", tenta "isso deu um resultado que eu não esperava e estou aprendendo com ele".
O "e" é a conjunção do olhar analógico. Ela junta, conecta, não exclui.
A vida não é uma foto. É um filme inteiro — com cenas longas, cortes estranhos, momentos de tela preta e outros de luz perfeita. E a gente só consegue assistir de verdade quando para de pausar em cada frame para dar uma nota, um like ou dislike.




Comentários